Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de maio de 2011

EXPEDIÇÃO A NASCENTE DO RIO MATIPÓ - UNIVERTIX

EXPEDIÇÃO A NASCENTE DO RIO MATIPÓ - MG


Com o objetivo de envolver toda a comunidade matipoense na Campanha da Fraternidade 2011 “Fraternidade e a Vida no Planeta” a Pastoral da Família da Igreja de Matipó na manhã deste domingo dia 01 de maio de 2011 realizou junto com a UNIVÉRTIX uma expedição para visitar a nascente do rio Matipó localizada na Serra do Brigadeiro. A expedição foi acompanhada por membros da Pastoral da Família e uma equipe de profissionais da UNIVERTIX, uma bióloga (Prof. Mariana de F. Gardingo Diniz) para análise ambiental da área e coleta de amostra de água para análise e futuras comparações com as águas do rio que percorre a cidade de Matipó, um aluno de farmácia (Gustavo - 3º período) para apoio nas coletas das amostras, enfermeiro (Esp. Luiz Felipe de F. Gardingo) e um voluntário (Rodrigo D. D. Alves) para auxílio na caminhada.
A caminhada até o ponto máximo onde conseguimos chegar durou cinco horas, por ser uma mata muito fechada, íngreme e de difícil acesso, as coletas das amostras de águas foram realizadas a partir do ponto final da caminhada, foram realizadas três coletas dentro da Serra do Brigadeiro, uma coleta em uma propriedade rural por onde passa o rio, e cinco coletas dentro da cidade de Matipó em diferentes pontos com diferentes características, as amostras coletas serão analisas, e a partir dos dados obtidos será elaborado um relatório das características físico-química dessa água e sua possíveis causas de degradação e poluição que o rio vem sofrendo.
Foram coletados outros dados como temperatura, altitude e observações físicas e especialistas.
A altitude e o relevo amenizam as temperaturas criando um clima tipicamente de altitude. A neblina que cobre os picos durante quase toda a manhã compõem a paisagem, formando uma das mais belas imagens da Serra.
A biodiversidade da Serra é riquíssima. Podemos observar muitas espécies de palmeiras que para alguns que estavam participando da expedição nunca haviam visto antes e com tanta beleza, muito ipês repletos de flores, que são espécies característica de Mata Atlântica, muitas bromélias, alguns animais como insetos, sapos e cobras. nâo tivemos a sorte de encontrar um doa animais ameaçados de extinção encontrado na Serra o maior macaco da América, o tal do muriqui, há uma estimativa de que 50 do total de 500 muriquis do mundo estão por lá.
Um relatório mais completo será elaborado assim que todos os dados e amostras coletadas forem processados e analisados.


Fonte: Equipe da UNIVERTIX




Nenhum comentário: