Powered By Blogger

terça-feira, 26 de abril de 2011

Caraça / Santuário - Parque

'Só o Caraça paga toda a viagem a Minas' D. Pedro II - 1881


Um ermitão misterioso conhecido por Irmão Lourenço descobriu por volta de 1768, na capitania das Minas, nas proximidades da Vila de Santa Bárbara, um lugar perfeito para abrigá-lo. Começa, assim, a história do Caraça, um dos mais importantes patrimônios culturais do Estado de Minas Gerais. Conhecer o Caraça é conhecer um pouco da alma mineira.

Segundo a tradição, Irmão Lourenço era o caçula da tradicional família Távora. Devido à inimizade dos Távora com o todo poderoso Marquês de Pombal, foram supliciados e queimados em praça pública na cidade de Lisboa. O caçula teria conseguido fugir para o Brasil e chegado até a região das Minas, por onde peregrinou por vários arraiais e vilas até ter encontrado o seu 'paraíso'. Ali, como Irmão da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, deu início à construção do Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens e uma casa para abrigar religiosos e peregrinos.Irmão Lourenço faleceu em 1819, mas sua obra teve continuidade. A história do Santuário Caraça pode ser dividida em três fases, que o historiador Paulo Forte classifica como: o Caraça português, o Caraça francês e o Caraça brasileiro.

O nome Caraça é referência a uma interessante formação rochosa que tem a forma de uma imensa cara de perfil. O melhor local para poder ver esta formação é da trilha que vai para Pinheiros e Banhos do Belchior. O formato da rocha nos dá a impressão que há um gigante deitado ali, basta observar para perceber o perfil de um grande rosto muito bem delineado pela natureza.

A energia, a paz, o aconchego e a história do Santuário do Caraça o transformam em um local muito especial para Minas Gerais. Uma de suas grandes atrações são os lobos-guará que todas as noites vêm comer nas mãos dos padres no adro da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens.

O parque abriga também espécies animais raras como o lobo guará, o sauá ou guigó, onça parda e dezenas de espécies de pássaros, alguns raros como o beija-flor-de-gravatinha, um dos menores do mundo. Uma das principais atrações turísticas do local é a presença dos lobos guarás.

A natureza é deslumbrante, triunfa e domina tudo. O local, com mata nativa intacta, foi transformado em Parque Natural em 1989.


ATRAÇÕES Turísticas

Pico do Inficionado

Essa caminhada exige um pouco de condicionamento físico, pois são 9,5 km de caminhada entre pedregulhos e subidas fortes. O cume fica a 2.032 m de altitude e oferece uma linda vista da região.

Pico do Sol

Essa trilha também exige bom preparo físico. São 10 km só de ida até o ponto mais alto do Pico do Sol. A altitude alcança 2.068 m. Do alto pode se ver boa parte da Serra do Espinhaço. Nesse passeio pode-se observar a junção da Mata Atlântica e do Cerrado.

Cascatona

São 6 km de caminhada até a Cascatona. Essa cachoeira tem 70 m de altura e termina numa piscina natural ideal para banho.

Cascatinha

A Cascatinha fica a , aproximadamente, 2 km da Igreja do Parque e é um dos lugares prediletos dos turistas para banho. São várias quedas formando piscinas naturais de extrema beleza.


 Cachoeira Cascatinha

Gruta do Centenário

Essa gruta é considerada a maior do mundo de quartzito. São 3.400 m de galeria, que devem ser visitadas com um guia local.

Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens

A igreja foi concluída em 1779 em estilo barroco. Um ano depois foi substituída pelo estilo neogótico. Abriga o corpo embalsamado de São Pio Mártir, um soldado romano martirizado, belos vitrais e o órgão doado pelo padre L. Boavida, marceneiro e músico.

Atividades Noturnas

Não deixe de ir para a Igreja à noite. Lá, depois do jantar, os padres e turistas reúnem-se em frente à igreja para uma certo ritual, que já ocorre há anos. Os padres alimentam os lobos-guarás com pedaços de carne. Eles demoram um pouco para chegar, mas todas as noites comparecem. Os mais corajosos podem dar a comida para o lobo.


Fonte:www.descubraminas.com.br

A principal atração é a alimentação dos lobos Guarás no período da noite pelos padres do Santuário

Nenhum comentário: