Powered By Blogger

terça-feira, 15 de março de 2011

Turismo Religioso em Carangola - MG???

Morro do Cruzeiro - Carangola - MG

INSPIRAÇÃO PELA FÉ. O turismo religioso não é propriamente excursão nem um passeio, mas uma viagem inspirada pela fé, que toma o nome de peregrinação. A fé afirma que deus se manifestou e se manifesta em certos lugares, aí derramando copiosas graças de ordem espiritual  (convenções, afervoramento...) como também da índole material (curas de doenças, paralisias, êxito em determinado empreendimento...)
É sabido que Carangola - MG, apresenta um potencial único para o desenvolvimento de atividades religiosas que atraem o turista devoto, porém, é muito importante que antes de desenvolver qualquer idéia ou projeto de Turismo Religioso como é o caso da proposta do poder público municipal de Carangola, que tem como objetivo a construção de um complexo turístico para o Morro do Cruzeiro uma via sacra ao ar livre com uma escadaria em pedra, a obra deverá apresentar as sete quedas de Cristo "Via Sacra Dolorosa" com imagens em tamanho real até o topo da montanha, a idéia é ótima e devemos sim aproveitar essa veia de forma organizada e planejada. É importante salientar que toda e qualquer atividade humana é geradora de impactos socioambientais, econômicos e culturais, que envolvem um rigoroso estudo, principalmente quando se trata de turismo. A criação de uma demanda de visitantes para uma localidade exige um rigoroso planejamento turístico para minimizar uma série de impactos sociais como: carência de leitos e falta de capacitação profissional para a rede hoteleira, despreparo de restaurantes e bares, falta de infra-estrutura para transporte municipal e intermunicipal, superlotação nos hospitais, aumento de furtos/roubos, aumento do lixo em vias públicas, atração de barraqueiros e vendedores ambulantes sem registo, além da implantação de infra-estrutura para a visitação pública no Morro do Cruzeiro (escadaria de pedra, capela, mirantes, estrada de acesso, banheiros, sala de ex-votos, telefones públicos, estacionamento, e sinalização específica.
É preciso, pois lembrar alguns traços característicos do autêntico peregrino: parta do sentido pleno desta palavra, deixando para trás maus hábitos, comodismo, egoísmo... "A terra que tu pisas, é santa" disse o Senhor a Moisés (Ex. 3.5).

Parabéns pela iniciativa!

Nenhum comentário: