Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de julho de 2011

COM MAIS DE 200 ATRAÇÕES, FESTIVAL DE INVERNO DEVE ATRAIR 250 MIL

Ouro Preto - MG
Mais de 200 atrações gratuitas estão na programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2011. O evento será realizado entre os dias 8 e 24 de julho e, nesta edição, traz o tema "Vilas de Minas", homenageando o tricentenário das cidades de Mariana, Ouro Preto e Sabará, também conhecidas como "Vilas do Ouro", fundadas em 1711.

Mais de 250 mil pessoas são esperadas para os 17 dias do Festival de Inverno, que trará 40 apresentações musicais, 30 espetáculos teatrais, 42 oficinas, além de exposições, gastronomia, seminários, entre outras atrações. Os destaques para os shows são Paralamas do Sucesso, Milton Nascimento, Otto, Hermeto Pascoal, entre outros nomes.

Entre as novidades deste ano está o Circuito Festival, que mobilizou museus, parques, bares e restaurantes para trazerem atrações específicas para o tricentenário das cidades. Além disso, pela primeira vez o Festival de Inverno irá até as escolas públicas. Cerca de 400 alunos receberão atividades em quatro unidades de ensino municipais. Outra novidade é o Fórum das Artes, que trará uma série de debates e seminários sobre as expressões culturais.

Para as 42 oficinas são 1.200 vagas disponíveis. As atividades serão desenvolvidas entre os dias 8 e 24 de julho, pelas sete curadorias da Universidade Federal de Ouro Preto envolvidas, sendo Artes Cênicas, Música, Artes Plásticas e Visuais, Literatura, Patrimônio e Infanto-Juvenil. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 13 de junho pelo site www.festivaldeinverno.ufop.br. Os valores variam de R$ 15 a 25.

De acordo com o reitor da Ufop, João Luiz Martins, o evento recebe R$ 2,5 milhões em investimentos e está cada vez mais abrangente. Ele afirmou que o objetivo é tornar o festival uma política de estado. "Não é só trazer a atração. Precisa haver uma reflexão e uma linha pedagógica por trás. O Festival de Inverno está ganhando visibilidade internacional", ressaltou.

Inscrições abertas para oficinas na UFMG

As oficinas do 43º Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão com as inscrições abertas. O cadastro pode ser feito no site www.cursoseeventos.ufmg.br até o dia 17 de junho. O resultado será divulgado próprio site. A matrícula deverá ser efetuada entre os dias 27 de junho e 8 de julho, com taxas variando conforme o módulo. A programação completa e outras informações estão no site www.ufmg.br/festival.

Nenhum comentário: