Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Turismo em Monte Verde - MG

MONTE VERDE APRESENTA BELEZA SELVAGEM A TURISTAS


 Paisagem típica de inverno em Monte Verde - MG


O clima e as paisagens podem se assemelhar com muitas cidades europeias, mas os serviços e recepção acolhedora são típicos da hospitalidade mineira. Com essas características, Monte Verde, distrito de Camanducaia, ao Sul de Minas Gerais, firmou-se como uma referência no Brasil para destinos turísticos de inverno.

Grande parte dos atributos peculiares de Monte Verde deve-se à sua localização. O vilarejo de cerca de 5 mil habitantes fica no alto da Serra da Mantiqueira, a 1,5 mil metros de altitude e, por isso, durante o outono e inverno, a cidade pode atingir temperaturas muito baixas, próximas de 0ºC.

"Podemos afirmar que o principal atrativo de Monte Verde é o clima, bem diferente de muitos outros destinos de viagem do país. Na última semana tivemos uma das madrugadas mais frias do ano, com temperatura média de 5,8ºC. No início da noite a média foi de 10 ou 11ºC", conta Marcos Paulo Souza, gerente da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV).

Pedaço da Europa

Para ele, o clima ameno, as paisagens formadas pelas montanhas e vegetação típica dos países frios da Europa justificam o título que o distrito recebeu da Editora Abril como o "Melhor Destino de Romance no Brasil".

"O frio é um convite para o aconchego que também pode ser apreciado em um hotel com arquitetura charmosa e lareira, um vinho e fondue. Podemos afirmar que nossa infraestrutura hoteleira também é um de nossos pontos fortes. São cerca de 180 pousadas que variam entre o estilo colonial ao mais sofisticado", afirma Souza.

Tranquilidade também é outra particularidade da pequena Monte Verde. O gerente da associação de pousadas conta que as ruas do distrito não possuem ao menos semáforos para organizar o trânsito.

O sossego local e o fluxo de pessoas nos bares e restaurantes mudam bastante na alta temporada do frio, período entre a segunda quinzena de junho e a primeira quinzena de agosto, quando o distrito chega a receber até oito mil visitantes em uma mesma semana.

Patinação no gelo

A geografia e as baixas temperaturas registradas em Monte Verde são propícias para a realização de atividades que agradam principalmente o público jovem. São atrações que vão desde a patinação no gelo, oferecida em uma moderna pista instalada na avenida Monte Verde, a principal do vilarejo, até as atividades de aventura.

Segundo Marcos Paulo de Souza, Monte Verde também é conhecida como a ‘Capital do Quadriciclo', por possuir uma das maiores frotas do país, com cerca de 200 veículos. Os passeios são oferecidos por operadoras de turismo do local e são feitos nas ruas e trilhas da região, após um treinamento com monitores.

Na cidade também é possível encontrar empresas que oferecem serviços como aluguéis de cavalos adestrados para atender adultos, crianças e iniciantes. As cavalgadas são feitas individualmente ou em grupos, sempre acompanhas de guias.

Para quem procura mais aventura e emoção a dica é optar pelas atividades de aventura. São opções como escaladas em rochas e picos mais famosos que oferecem trilhas com proteções como o Chapéu do Bispo, o caminho para o Pico Selado e a Pedra Redonda, que oferece a trilha mais famosa de Monte Verde. Sua subida apresenta terreno muito íngreme e irregular, mas a chegada ao cume vale a pena, de onde é possível ter uma vista de 360º da região.

Gastronomia mineira

Povoada por imigrantes da Letônia e Alemanha, Monte Verde preserva sua história e tradição na arquitetura e na gastronomia. Os pratos mais famosos e saborosos são preparados com ingredientes da região, típicos de locais frios, como o pinhão, usado em receitas como farofas, pães, acompanhamento de peixes como a truta e o salmão e também nas sobremesas.

"O clima das montanhas é um convite para apreciar a gastronomia local. Nada mais agradável do que tomar um chocolate quente, ou fondues de queijo, carne e chocolate", conta Marilene Pucharelli de Souza, responsável pelo programa de turismo social do Sesc Ribeirão Preto.

A maior concentração de restaurantes está na avenida Monte Verde. Lá é possível encontrar estabelecimentos que oferecem carnes exóticas, como o javali. A culinária mineira também tem destaque com as receitas caseiras e o leitão a pururuca. No final da tarde, vale a pena apreciar o strudel de maçã e os doces à base de morango em uma das charmosas casas de chá.

Devido ao forte apelo culinário na região, a AHPMV promove, até o próximo dia 21 de maio, o 2º Festival Gastronômico ‘O Sabor da Montanha', do qual participam oito restaurantes com pratos à base de pinhão, no preço único de R$ 36 por pessoa.

Nenhum comentário: